O futuro da humanidade

quinta-feira, 27 de outubro de 2011



Acabo de ler "O futuro da humanidade" de Augusto Cury, trata da história de Marco Polo, um estudante de medicina que não se conforma com os rumos que a sociedade está tomando, ou seja, sem sensibilidade e ignorando as pequenas coisas da vida. Ao deparar-se no primeiro dia da universidade com alguns corpos que seriam decepados, diz ao professor que deveriam conhecer a história psíquica dos corpos, as derrotas, conquistas. O professor o humilha na frente dos alunos, Marco Polo então, decide investigar a história de um dos corpos. É quando descobre a história do poeta da vida, aquele que ao contrário do simples poeta, que apenas escreve poesia, o poeta da vida, vive a poesia.


O restante da história deixarei vocês descobrir, este livro lhe prende do começo ao fim, posso garantir que sua vida nunca mais será a mesma, eu já repensei minhas atitudes, aos poucos já estou trabalhando para mudá-las, afinal, como diz Augusto Cury, "Quem nunca abraçou uma árvore ou nunca conversou com uma flor, não é digno das dádivas da natureza". Já parou pra pensar que uma flor está nas estradas e na sua casa sobrevivendo apenas para embelezar seus olhos? Ou que a árvore lhe dá sombra todos os dias e você nem agradece?


Ao longo do livro ele chama atenção para outro problema social, o preconceito contra os portadores de “psicose” ("loucos" na linguagem popular), algumas pessoas não percebem que esses seres humanos não são apenas doentes e não chegam nem perto de ser um lixo social, como muitas vezes são tratados. Um questionamento: Quem está doente, os supersensíveis que vivem e se importam com a dor dos outros (característica da maioria das pessoas que sofrem de problemas mentais), ou nós, que fechamos os olhos diante à dor alheia? Ou os que concordam e aceitam uma única raça ser dividida em melhores e piores, 1º, 2º e 3º mundo?




3 comentários:

  1. Acabei de ler. Tenho que fazer uma resenha amanhã.
    Muito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Iniciei e ja estou encantada. Meu filho leu-o em dois dias e encantou-se por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um ótimo livro Lilianh! Surpreendente, divertido, instiga a reflexão. Como dá para perceber pela data da resenha, faz um tempo que o li, porém mesmo depois de tantas leituras, poucos chegaram ao pés de "O futuro da humanidade". =)

      Excluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!